Como fazer uma redação: 5 PASSOS PARA COMEÇAR

Como começar a fazer uma redação

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é justamente começar o texto. A hora da prova chega e você se depara com uma folha em branco, ficando nervoso(a) sem saber por onde começar.

Preparamos um resumo básico para você conseguir fazer uma boa redação. Primeiro, você deve começar colocando algumas ideias óbvias sobre o tema da redação no papel.

1 – Rascunho das primeiras ideias

começando a fazer uma redaçãoEscreva as primeiras coisas que vêm à sua mente ao ler o tema. Por exemplo, se o tema da redação é “violência contra a mulher”, coloque no rascunho algumas frases sem pensar muito e sem se preocupar com “ficar bonito”, pois isso você vai ajeitar depois, o importante nessa primeira etapa é encontrar conteúdo. Sobre esse tema, você poderia dizer frases como:

  • “A violência contra a mulher é um grande problema”.
  • “Muitas mulheres não denunciam por medo”.
  • “É preciso acabar com isso”.

Repare que essas frases não estão estilosas, mas estão desempenhando um papel muito importante: registrar as primeiras ideias. Agora vem o segundo passo:

2 – Faça a introdução iniciar bem o texto

Uma introdução precisa ser bem ampla e abrangente. Como você já sabe quais serão os assuntos que você irá discutir, introduza o texto de maneira que o leitor entenda aquilo que você irá defender. Nesse exemplo que mostramos, uma introdução poderia ser: “A violência contra a mulher precisa ser encarada com seriedade. Enquanto muitas manchetes noticiam tragédias, outras vítimas sofrem em silêncio com medo das consequências da denúncia.“.

Repare que essa introdução ficou curta e precisa, resumindo bem as ideias que colocamos como primeiro rascunho. Agora que o leitor já sabe sobre o que será o texto, está na hora de desenvolver a argumentação.

3 – Transforme as ideias em tópicos

Para cada frase que você escreveu como rascunho, tende desenvolver um tópico. No exemplo do nosso rascunho inicial, poderíamos utilizar as duas primeiras frases para criar dois parágrafos, afinal são dois assuntos diferentes, e a última frase poderia ser usada para a conclusão, pois é a ação que deve ser tomada sobre o tema, uma conclusão sobre o que fazer. Mas como você faria isso na prática?

4 – Desenvolva os tópicos em parágrafos

escrevendo parágrafosUsando a primeira frase, você poderia explicar por que a violência contra a mulher é um problema. Diga que isso ocorre em grande escala, que são muitas as notícias e as estatísticas apontando para um alto número de vítimas. Se você lembrar de alguma história que leu em um jornal, por exemplo, seria excelente aproveitar para citar nesse parágrafo, pois o objetivo desse parágrafo é desenvolver essa ideia de que é um problema.

A segunda frase serviria para o segundo parágrafo. A partir da ideia básica que colocamos sobre o medo da denúncia, você poderia desenvolver isso um pouco mais, citando motivos e razões para algumas mulheres preferirem guardar silêncio em vez de expor o agressor.

Feito isso, podemos ir para o último passo, a conclusão:

5 – Faça a redação ter uma conclusão coerente

Para criar a conclusão, procure retomar aquilo que já foi discutido, mas de uma forma um pouco diferente, citando alguma dedução ou solução sobre o assunto.

No exemplo que estamos usando aqui nesse artigo, você poderia enfatizar que é preciso resolver esse problema e dar algumas sugestões, como criar campanhas educativas em escolas e universidades, propagandas na televisão, etc.

Os avaliadores do Enem gostam muito de ver propostas de solução na conclusão da redação. No caso de vestibulares de universidades, você não necessariamente precisa pensar em uma solução para o tema proposto, pode apenas retomar o assunto discutido destacando os pontos mais importantes do texto.

Em nossa apostila de redação, nós mostramos vários exemplos práticos de como fazer cada etapa de uma boa redação, revelando como algumas redações prontas foram construídas do zero.

Muita gente não sabe, mas os corretores de redações não estão procurando por textos fabulosos, eles apenas querem ver se você é capaz de organizar suas ideias e se expressar adequadamente na forma escrita. Fazendo isso, você irá gabaritar a redação!

Nunca esqueça: a prática leva à perfeição! Quanto mais você praticar e imitar o modelo certo, mais suas redações ficarão boas e você nunca mais ficará preocupado(a) sobre como começar, pois o processo ficará automático.

novo baner curso de redacao